MEDICAMENTOS ALOPÁTICOS MANIPULADOS

A medida que você precisa

Em uma recente pesquisa realizada com a população brasileira, notou-se um aumento de 42% no consumo de medicamentos nos últimos cinco anos. Ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo? Ao menor sinal de disfunção do corpo, as pessoas buscam por algum medicamento para se sentir bem.

Entretanto, esse comportamento traz preocupações para a área de saúde no Brasil, que busca aliar o bem-estar do paciente à qualidade do medicamento. Nesse cenário, destaca-se a manipulação alopática dos medicamentos. Mas o que é exatamente isso? Tem algum benefício? A gente já te explica.

Manipulação  Alopática

Quando você precisa de algum medicamento para melhorar sua saúde, qual o melhor caminho? Seguir a receita que o médico prescreveu, correto? Para otimizar os resultados dos tratamentos, muitos médicos têm receitado doses exatas necessárias para o tratamento, que aliadas a posologia e ao tempo, permite o uso correto e saudável do medicamento, resultando em melhores respostas aos tratamentos, menor desperdício do medicamento e economia para o paciente. Sendo assim, a manipulação alopática é um excelente aliado por viabilizar essa melhoria na qualidade dos tratamentos.

manipulação alopática trabalha com o medicamento manipulado na medida exata para o paciente, de acordo com a prescrição médica, visando à qualidade dos componentes que darão os resultados esperados no restabelecimento da saúde.

Benefícios da Manipulação Alopática

manipulação alopática se atenta para o controle de qualidade dos fármacos utilizados bem como com as técnicas de manipulação de medicamentos para uma manipulação adequada e eficaz do tratamento prescrito. Ao manipular um medicamento, é possível:

  • Detectar qualquer incompatibilidade de medicamento que possa interferir no tratamento;
  • Adaptar o meio de administração do medicamento para melhorar a absorção pelo organismo;
  • Confirmar as dosagens prescritas que possam estar fora do padrão;
  • Compartilhar informações com o médico sobre determinados componentes que possam estar indisponíveis no mercado com sugestões de substituição de forma rápida e eficaz, não prejudicando o tratamento.

Razões para manipular um medicamento

Além de oferecer um tratamento adequado no menor tempo possível para efeito do medicamento, a manipulação alopática também proporciona:

  • Conveniência posológica, ou seja, a dose prescrita é exatamente a dose necessária ao paciente, considerando seu metabolismo para a melhor absorção do medicamento;
  • Associação de princípios ativos adequados, conforme prescrito pelo médico. Tem-se uma proporção adequada, muitas vezes não encontrada de forma exata nas formulações padrões;
  • Escolha da forma farmacêutica adequada às características do paciente, levando em consideração idade, velocidade de absorção desejada e dificuldades de ingestão. Desse modo, pode-se optar por cápsulas, pastilhas sublinguais, jujubas, xaropes, dentre outras formas adaptadas para problemas específicos;
  • Dificulta a automedicação e os efeitos colaterais que ela traz;
  • Tratamentos mais naturais sem uso de corantes, conservantes e demais ativos indesejáveis.

Desse modo, a manipulação alopática beneficia o tratamento do paciente por meio de formas alternativas às disponíveis no mercado de medicamentos industrializados, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças. 

Inscreva-se em nossa News

Fique por dentro de todas as dicas e novidades da Pharmácia da Terra.